Notícias

Chefe do BC diz que PIX aumenta segurança em pagamentos eletrônicos

Datena

PIX
PIX

Nesta semana só se fala no tal de PIX, novo meio de pagamentos instantâneos anunciado pelo Banco Central que vai permitir a realização de transferências e pagamentos em até dez segundos. Em entrevista hoje na Rádio Bandeirantes, Carlos Eduardo Brandt, chefe-adjunto do departamento de operações bancárias e de pagamentos do BC, explicou como tudo vai funcionar e tranquilizou nossos ouvintes em relação à segurança.

Resumindo, a história é mais ou menos a seguinte: enquanto hoje existem restrições de dias e horários nos bancos para fazer TED, DOC e pagamento de contas, por exemplo, o PIX ficará disponível 24 horas por dia durante os 7 dias da semana, todos os dias do ano. E o que mais interessa: para usuários pessoa física, será totalmente gratuito.

"Aqui não tem nenhum 'pulo do gato'. O objetivo do PIX é oferecer um meio de pagamento mais barato para a população. Reduzir os custos e ser mais rápido (...). Todos podem usar o PIX com tranquilidade. Claro, estamos em um mundo digital, entrando nesse uso da tecnologia mais intenso, então é natural que as pessoas tenham receio de eventualmente perder recursos. O que posso dizer é que o PIX está sendo desenhado, montado e implementado da forma mais segura possível", disse Carlos Eduardo.

As transações do PIX cursam na rede do sistema financeiro nacional, onde todas as transações de altíssimo valor do nosso país cursam. Operações de política monetária, câmbio, bolsa. Tudo. É uma rede super protegida e fechada em relação a eventuais ataques. Temos 18 anos com essa rede, jamais houve qualquer incidente de invasão ou vazamento de dados.

"E a instituição financeira vai ter mecanismos de autenticação para identificar se você é você mesmo. Reconhecimento facial, biometria, recursos dos próprios smartphones. Temos aumento inclusive do nível de segurança em pagamentos eletrônicos", completou o chefe do Banco Central.

Inscreva-se no Canal do Datena no YouTube

Até o dia 3 de novembro, todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil contas ativas deverão se adequar para oferecer o serviço. A partir de 16 de novembro, o PIX começa a funcionar de vez.

Carlos Eduardo explicou também o que é preciso fazer para começar a usar o PIX. E é simples, viu? É só cadastrar uma chave no aplicativo do seu banco. Todas as explicações detalhadas estão aqui: