Notícias

Delegado comemora prisão de Zequinha: "Esperamos que não seja solto tão cedo"

Datena

Zequinha foi preso nesta quinta-feira! Não lembra quem é? Luciano Castro de Oliveira, um dos criminosos mais procurados pela Justiça por crimes contra o patrimônio, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ele agia em todos os estados do Brasil e também em alguns países vizinhos. A prisão é um "ponto para a polícia", como o delegado Pedro Ivo explicou hoje na Rádio Bandeirantes. Ele só espera que o sujeito não seja solto tão cedo.

"Essa prisão é um ponto para polícia. Um ponto para o Estado. A polícia fez um excelente trabalho. Foram muitos anos atrás do sujeito, ele ficou 15 anos foragido, isso mostra que só o esforço coletivo produz resultados."

"Esse indivíduo era um dos mais conhecidos do crime. Foi um dos precursores no confronto, na utilização de .50, uso capacetes, coletes, capa balística para confronto com fuzil. Lá no começo dos anos 2000. Foi um dos caras que disseminou a ideia. Foi uma mudança de paradigma em que o ladrão passa a enfrentar a polícia, fazer cerco estratégico e a dominar regiões inteiras. Ele desenvolveu essa ideia. Fez escola para muito bandido que está hoje por aí."

"Roubo a banco está no topo da cadeia alimentar do crime. O indivíduo cerca uma cidade inteira, fica mais de uma hora enfrentando a polícia. São pouquíssimos que atingem essa capacidade operacional. Zequinha estava entre os líderes nisso. Esperamos que não saia da cadeia tão cedo."

Ação cinematográfica da polícia

Zequinha foi preso em ação conjunta em um sítio no bairro rural Nova Piraju, em Tejupá, interior de São Paulo, junto com a esposa. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, para a captura foi realizado um “esquema estratégico que envolveu equipes da Força Tática do 12º e 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior e agentes da Delegacia de Investigações Gerais de Avaré".

"Além destes, participaram da ação equipes do 1º Batalhão de Polícia Ambiental com duas embarcações e o efetivo especializado do Comando de Policiamento do Interior-7, responsável pela região de Sorocaba, com apoio de drone. Cães farejadores também contribuíram com os trabalhos", afirmou, em nota.

Crimes de Zequinha

O currículo do cara é extenso. Em 1992, Zequinha foi condenado pelo roubo ao Banco Comercial Industrial em Campinas, além de porte ilegal de arma, uso de documento falso, formação de quadrilha, latrocínio, extorsão e sequestro. Foi libertado em 1994. Como? Indulto presidencial.

Em 2005 ele foi para trás das grades novamente. Estava cavando um túnel para assaltar um banco em São Paulo. Foi liberado e, no ano seguinte, investigado por tentar invadir outro banco, o ABN Amro, no Paraguai. Zequinha é suspeito ainda de coordenar, em 2017, o ataque a um carro-forte em Itupeva.