Notícias

"Nosso medo é ele fugir para o exterior", diz delegado que prendeu André do Rap

Datena

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar hoje um dos maiores chefes do PCC, o traficante André de Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap. Quem não ficou muito feliz com a notícia foi Fábio Caipira, delegado responsável pela prisão do criminoso em 2019. Ele e a equipe passaram cerca de 6 anos no trabalho de investigação e buscas. Agora, temem uma eventual fuga.

"André do Rap é um dos maiores atacadistas do tráfico. É o número 1 do elemento que pega a droga do Brasil ou de algum cartel da América do Sul e coloca na Europa. Vende para a máfia italiana na Calábria e para outros. Tem um poder aquisitivo violento. Naquele dia da prisão, apanhamos R$ 28 milhões. Hoje mesmo houve uma reunião com a promotora porque queremos que façam a alienação, a venda antecipada dos iates que apreendemos com ele. São dois, avaliados em R$ 12 milhões."

"Ele é um cara que mesmo preso continuou à frente do tráfico nesse cartel. Solto ganha uma força ainda maior (...). Nosso medo é ele fugir para o exterior. Ele já morou na Holanda, tem uma penetração grande no exterior. Nosso medo é que ele saia do país, aí fica difícil apanhá-lo outra vez."

André do Rap tem duas condenações que atingem 25 anos de prisão. Entre os crimes, organização criminosa, tráfico de drogas e associação ao tráfico. O delegado espera agora que o habeas corpus seja revertido no plenário do STF.

"Essa decisão foi monocrática. Tenho certeza que no plenário do Supremo vai ser revertida. André do Rap tem duas condenações em segunda instância, quase em terceira (...). Vamos torcer para que o HC seja revogado. Mas, enquanto os políticos não fizerem a lei visando a sociedade, não o interesse próprio, vamos ter esse tipo de dissabor. Não é culpa do ministro, quem admiro. Mas ele jurou defender a Constituição, e a lei é malfeita."