Notícias

Com informações corretas, prefeituras se preparariam melhor para vacinação, diz presidente da frente de prefeitos

Datena

Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), disse nesta terça-feira (19) à Rádio Bandeirantes que faltam "informações corretas" do Ministério da Saúde e dos governos estaduais para que as prefeituras se preparem para a vacinação em massa contra covid-19.

"Na briga do rochedo contra a maré quem sofre é o marisco. As cidades, as prefeituras. Quem têm que dar respostas à população. Nós já tivemos uma reunião com o ministro Eduardo Pazuello e os prefeitos falaram que as prefeituras estão preparadas para vacinar (...). Precisamos de alguém que passe as informações corretas. Tal dia chegam tantas doses, tal dia chegam tantas. Assim as prefeituras se preparariam melhor", afirmou.

Segundo Donizette, os prefeitos estavam com pouca ou nenhuma comunicação com o ministro e as equipes da pasta desde o início da pandemia do coronavírus, o que mudou na última semana com a criação de uma comissão. Em conversa com essa comissão, integrada por ele e cinco prefeitos, o ministério declarou que o país terá 80 milhões de doses de vacinas até abril. Não detalhou, no entanto, as datas de distribuição nem a quantidade das remessas.

"É muito importante essa questão da vacina. O Canadá ainda tem poliomielite, paralisia infantil. Acabamos com isso por aqui com vacinação em massa. Temos um histórico de gostar de vacina. Não tinha isso de 'vacina disso, daquilo, dali, de lá'. Quando tinha vacina, todo brasileiro vacinava. Precisamos de campanhas de esclarecimento. Infelizmente o presidente [Jair Bolsonaro] tem uma influência grande sobre um grande contingente de pessoas. O que ele fala não passa despercebido. Houve uma pregação contra a vacina, principalmente a 'vacina da China' (...). Esse é um momento para o líder mostrar proatividade. Esse recado fica para o governo federal. Sentimos essa dificuldade de coordenação e de informação precisa chegando nas cidades e na população."