Notícias

"Dei uma mãozinha e acho que ajudou", diz Temer sobre vinda de insumos da China

Datena

Pouco depois de o presidente Jair Bolsonaro anunciar que os insumos das vacinas contra covid-19 devem sair da China e chegar ao Brasil nos próximos dias, o ex-presidente Michel Temer disse ao Brasil Urgente que "deu uma mãozinha" nas negociações e acredita que "ajudou".

"Acho que ajudei um pouco. Liguei a Pequim e falei com um ex-embaixador que está no governo, pedindo para que fizesse chegar ao presidente Xi Jinping, com quem sempre mantive uma boa relação, meu apelo pessoal em função de todos os brasileiros. Ele se comprometeu a fazer isso. Foi na terça-feira. Depois, sequencialmente, pedi para falar com o embaixador. Conversamos hoje às 11h da manhã. Tivemos uma conversa de 16 ou 17 minutos muito produtiva e ele me disse que os insumos estavam praticamente encaminhados, faltava uma pequena questão técnica", afirmou Temer nesta segunda-feira (25).

Ao blog, ele já havia informado, na semana passada, que tinha entrado nas negociações dos insumos a pedido do governo de São Paulo.

O ex-presidente ressaltou hoje que diversas outras autoridades, inclusive membros do governo Bolsonaro, participaram da negociação, como a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

"Foi um esforço de todos. Dei uma mãozinha e acho que ajudou. Fico feliz em função de todos os brasileiros. Em minha função também, já que estou na fila da vacina (...). Todos nós prestamos um serviço ao Brasil. É preciso ter unidade, união, paz", completou.

CONFIRA A ENTREVISTA:

https://youtu.be/Gy4yaLAVfR8