Notícias

Fernando Mitre: "Debate de hoje da Band será o mais significativo de todos"

Datena

A Band mantém a tradição e realiza nesta quinta-feira (1º) o primeiro debate entre os candidatos a prefeito nas eleições de 2020. Conversei na Rádio Bandeirantes com o Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo da Band, e, para ele, esse será "o debate mais significativo de todos".

"Esse debate é diferente de todos os outros que já produzimos. Ele encontra um ambiente absolutamente inédito que jamais imaginamos. A pandemia é pano de fundo da campanha e está condicionando tudo, tornando esse evento muito mais importante. Na medida em que nossa movimentação é restringida, um debate como esse tem todas as condições para ser um marco mais significativo que todos os anteriores. O eleitor vai ver pela primeira vez os candidatos frente e frente. É a primeira oportunidade para ele fazer o mais importante: comparações."

E o cara tem experiência, viu? Durante sua carreira, Mitre já comandou mais de 40 debates. A intenção deste, segundo ele, é garantir um bom confronto de ideias entre todos os participantes sem que haja tumulto.

"Teremos 11 candidatos. É um número alto. Mas as regras são boas e eficientes. Não vai ter tumulto nenhum. As regras dão liberdade e garantem disciplina. Vai ter ordem e grandes possibilidades de confronto. Diferente do debate nos Estados Unidos, que foi um desastre. Em termos de ordem, disciplina e conteúdo foi uma tragédia. A falta de educação foi chocante."

Veja como vai ser o debate na Band

O debate da Band em São Paulo vai ser mediado por Eduardo Oinegue. Confirmaram presença Orlando Silva (PCdoB), Jilmar Tatto (PT), Bruno Covas (PSDB), Andrea Matarazzo (PSD), Joice Hasselmann (PSL), Márcio França (PSB), Celso Russomanno (Republicanos), Arthur do Val (Patriota), Guilherme Boulos (Psol), Filipe Sabará (Novo) e Marina Helou (Rede).

O encontro terá cinco blocos. Cada pergunta terá 30 segundos, cada resposta terá 45 segundos e cada réplica/tréplica terá 30 segundos.

Devido à pandemia do novo coronavirus, o evento não contará com plateia. O distanciamento social será observado dentro do estúdio e os púlpitos contarão com frascos de álcool em gel. Os candidatos serão obrigados a ficar com a máscara durante o debate, só podendo retirá-la, caso queiram, na hora de responder às perguntas. O número de assessores no estúdio será limitado a dois para cada candidato.

O primeiro debate da corrida eleitoral paulistana terá transmissão simultânea no BandNews TV, nas Rádios Bandeirantes e BandNews FM, no portal da Band, no aplicativo da Band para smartphones e no canal Band Jornalismo no YouTube. O público também poderá acompanhar os bastidores do evento nos perfis do Band Jornalismo no TwitterInstagram e Facebook.

Na mesma data e horário, a Band realizada debates em outras 13 cidades: Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Uberaba (MG), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Maringá (PR), Manaus (AM), Natal (RN), João Pessoa (PB), Campinas (SP), Presidente Prudente (SP) e São José dos Campos (SP). Dá para acompanhar qualquer um através deste link.

Participem! Façam parte de mais essa etapa da nossa democracia!