Notícias

Onyx: Anúncio do Renda Cidadã deve acontecer entre novembro e dezembro

Datena

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse nesta quarta-feira ao Brasil Urgente que o Renda Cidadã pode ser oficialmente anunciado entre a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro. Além disso, sugeriu que o programa deve começar a valer em janeiro de 2021.

"A gente vem trabalhando na atualização do Bolsa Família [o Renda Cidadã] para incorporar ao programa uma ferramenta de empregabilidade que vai passar a utilizar a base de dados que temos aqui. Além disso, vamos trazer o mérito ao programa de transferência de renda. Hoje mesmo tive uma conversa com o ministro Paulo Guedes porque estamos calibrando os valores disponíveis para o próximo ano para poder fazer o anúncio", disse Onyx.

Segundo o ministro, o foco do programa será a parcela mais "vulnerável" da população, incluindo os “invisíveis” descobertos com o cadastro do auxílio emergencial – que não terá continuidade no próximo ano – e os microempreendedores individuais.

"Todos esses mais vulneráveis precisam ter, na virada para o próximo ano, um caminho que permita às famílias retomarem suas atividades. Graças a Deus as cidades estão voltando, os laboratórios começam a entrar com pedido de registro das vacinas. Estamos na expectativa de que em janeiro o Brasil esteja em plena normalidade. Creio que provavelmente até a última semana de novembro ou dezembro teremos condição de fazer o anúncio pleno de quais serão os caminhos dessa rampa de recuperação econômica."

Após apresentar as atualizações do Renda Cidadã, o ministro Onyx Lorenzoni ainda deu seus "pitacos" sobre as eleições dos Estados Unidos, cuja apuração segue em curso. Para ele, Donald Trump leva a reeleição.

"Eu tenho um palpite pessoal. Acho que o Trump vai virar no Arizona. Com essa virada, ele ganha a eleição. E torço para ele, sim. Não escondo."