Jornalismo verdade é aqui

Colapso de Araraquara é esperado para todo o estado de SP, diz infectologista

Marcos Boulos

Marcos Boulos alertou mais uma vez para o perigo das aglomerações em meio à segunda onda da pandemia de covid-19

O caos enfrentado no sistema de saúde de Araraquara, no interior de São Paulo, pode acontecer em todo o estado. A afirmação é do infectologista Marcos Boulos, integrante do Centro de Contingência do Coronavírus.

Leia também
Prefeito de Chapecó fala em “contágio avassalador”

Não ter poder de análise é a mesma coisa que fechar, diz Anvisa

Com 238,3 mil habitantes, Araraquara soma 12.434 infectados e 153 mortes por covid-19 desde o início da pandemia. Nos últimos dias, registrou recorde no número de contaminações (identificando inclusive a variante de Manaus) e taxa de ocupação de 100% nos leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Para tentar conter a disseminação, a prefeitura decretou lockdown.

Boulos contou nesta quarta-feira (17) à Rádio Bandeirantes que a situação foi debatida ontem em reunião do Centro de Contingência. “Avaliamos o que está acontecendo, com preocupação grande com Araraquara. Discutimos a cepa que está se disseminando. O que acontece em Araraquara é esperado para todo o estado de São Paulo e todo o Brasil. As pessoas abandonaram as recomendações sanitárias, estão indo para aglomerações, não estão usando máscara. Com uma cepa que tem contágio maior, a doença se dissemina de maneira intensa e o sistema de saúde se abala”, disse.

Inscreva-se no Canal do Datena no YouTube

“Além de Araraquara, sistemas de várias cidades do interior estão com lotação de 100%. Isso quer dizer que a primeira pessoa que fica doente, depois de 100%, morre sem atendimento. O médico brinca de Deus, escolhe quem salvar quando não tem UTI para todo mundo, respirador para todo mundo. As pessoas precisam se conscientizar e não sair de casa sempre que possível. Com o tempo, a vacina vai levar à imunidade, mas esse tempo é grande, não temos disponibilidade de vacinas. Só vamos ter mais tranquilidade próximo do fim do ano”, completou.

Questionado se o lockdown seria a melhor alternativa para a capital e outras cidades do estado, Boulos disse que “qualquer profissional de saúde vai falar que quanto mais fechado melhor”, mas que os impactos econômicos precisam ser avaliados pelo governo. “Sem levar em consideração a parte social, eu colocaria o estado todo na fase laranja e alguns na fase vermelha [do Plano São Paulo]. Pelo menos isso eu faria. Se fosse ao extremo, colocaria tudo na vermelha, mas sei que seria inviável pelas pressões econômicas que o governador [João Doria] enfrenta.”

Falsa aplicação de vacinas

O infectologista comentou ainda o mais recente vídeo que rodou as redes sociais mostrando uma falsa aplicação de vacina. O caso aconteceu em Praia Grande com uma idosa de 87 anos. Nas imagens, o profissional enfia a agulha no braço da senhora, mas não injeta a dose do imunizante, como já mostramos diversas vezes no Brasil Urgente. A Secretaria Municipal de Saúde investiga.  

“Não vi o vídeo, mas tem que haver uma explicação. De fato não é normal. O entupimento da seringa não acontece, só se for um caso excepcional. Não entendo porque falar que aplicou e não aplicar. É estranho. Pode ter alguma motivação, furar-fila para outros”, lamentou Boulos.

5 comentários

  • REALMENTE, ESTA MUITO DIFICIL CONSCIENTIZAR AS PESSOAS, EU MESMA TENHO SIDO ALVO DE XINGAMENTOS POR EXIGIR QUE AS PESSOAS MANTE-
    NHAM O DISTANCIAMENTO NA PADARIA, NA FILA DO SUPERMERCADO E
    ATÉ NAS FARMACIAS. OS PRÓPRIOS ESTABELECIMENTOS PREOCUPADOS EM
    VENDER MAIS NÃO TOMAM A INICIATIVA PARA EXIGIR O CUMPRIMENTO DO DISTANCIAMENTO, LIMITANDO-SE SOMENTE A COLOCAR CARTAZES QUE TODOS LÊEM MAS NÃO OBEDECEM, DEPOIS QUANDO O CIRCO PEGA FOGO
    CULPAM O PRESIDENTE DO BRASIL POR ISSO. A RESPONSABILIDADE PELOS
    ATOS COMETIDOS É DE CADA UM, NÃO EXISTE ESTE OU AQUELE CULPADO
    MAS EXISTEM SIM AQUELES QUE NUNCA FAZEM NADA PARA MODIFICAR A
    SITUAÇÃO E FICAM JOGANDO A CULPA NAS COSTAS DOS OUTROS.

    • NAO ESTA FALTANDO MODERAÇÃO ESTOU SENDO MUITO SINCERA
      PORQUE JA FUI CHAMADA DE VELHA INSUPORTAVEL DENTRO DE
      UMA PADARIA POR EXIGIR QUE A PESSOA QUE ESTAVA ATRAS DE MIM NA FILA OBEDECESSE O DISTANCIAMENTO E JA FUI OFENDIDA DENTRO
      DE UM SUPERMERCADO POR EXIGIR A MESMA COISA E POR UMA MOÇA
      GRAVIDA O OQUE É PIOR. ME DISSE QUE SE EU TENHO MEDO DO CORONAVIRUS QUE FIQUE EM CASA MORRENDO DE TÉDIO E FOME.
      ENTAO EU NAO CULPO O PRESIDENTE DO MEU PAIS POR ISSO EU
      CULPO AQUELES QUE SABEM QUE O VIRUS EXISTE E NAO ACEITAM
      FAZER A PARTE DELES. SÓ ISSO. ME DESCULPEM

    • Culpam o presidente do Brasil porque ele justamente incentiva as pessoas a desreipeitar o uso de mascaras e evitar aglomeracao. Culpa 110 porcento dele.Incompetente total , nem comprar vacina ele compra.Um mese de vacinacao com 5 milhoes aplicadas . falta só 40 meses pra fechar os 210 milhoes de habitantes. So´3 anos e meio.

    • Mas sim, o presidente tem culpa nisso SIM!
      Desde o começo da pandemia minimizou a covid-19 e sabedor do povo ignorante para quem governa e como vc bem disse em seu comentário, desestimulou a não realizarem distanciamento social e uso de máscaras.

      • Nosso Presidente é a cara de muitos milhões de brasileiros irresponsáveis que acha que quem se resguarda é porque é medroso e covarde, nosso pais é o segundo em morte proporcional no mundo, nosso presidente acompanha aquele certo presidente boçal americano que acabou de sair do poder. Então este presidente que mencionei dirigiu seu país que tem o titulo de maior morte do mundo