Notícias

Colapso de Araraquara é esperado para todo o estado de SP, diz infectologista

Datena

O caos enfrentado no sistema de saúde de Araraquara, no interior de São Paulo, pode acontecer em todo o estado. A afirmação é do infectologista Marcos Boulos, integrante do Centro de Contingência do Coronavírus.

Com 238,3 mil habitantes, Araraquara soma 12.434 infectados e 153 mortes por covid-19 desde o início da pandemia. Nos últimos dias, registrou recorde no número de contaminações (identificando inclusive a variante de Manaus) e taxa de ocupação de 100% nos leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Para tentar conter a disseminação, a prefeitura decretou lockdown.

Boulos contou nesta quarta-feira (17) à Rádio Bandeirantes que a situação foi debatida ontem em reunião do Centro de Contingência. "Avaliamos o que está acontecendo, com preocupação grande com Araraquara. Discutimos a cepa que está se disseminando. O que acontece em Araraquara é esperado para todo o estado de São Paulo e todo o Brasil. As pessoas abandonaram as recomendações sanitárias, estão indo para aglomerações, não estão usando máscara. Com uma cepa que tem contágio maior, a doença se dissemina de maneira intensa e o sistema de saúde se abala", disse.

"Além de Araraquara, sistemas de várias cidades do interior estão com lotação de 100%. Isso quer dizer que a primeira pessoa que fica doente, depois de 100%, morre sem atendimento. O médico brinca de Deus, escolhe quem salvar quando não tem UTI para todo mundo, respirador para todo mundo. As pessoas precisam se conscientizar e não sair de casa sempre que possível. Com o tempo, a vacina vai levar à imunidade, mas esse tempo é grande, não temos disponibilidade de vacinas. Só vamos ter mais tranquilidade próximo do fim do ano", completou.

Questionado se o lockdown seria a melhor alternativa para a capital e outras cidades do estado, Boulos disse que "qualquer profissional de saúde vai falar que quanto mais fechado melhor", mas que os impactos econômicos precisam ser avaliados pelo governo. "Sem levar em consideração a parte social, eu colocaria o estado todo na fase laranja e alguns na fase vermelha [do Plano São Paulo]. Pelo menos isso eu faria. Se fosse ao extremo, colocaria tudo na vermelha, mas sei que seria inviável pelas pressões econômicas que o governador [João Doria] enfrenta."

Falsa aplicação de vacinas

O infectologista comentou ainda o mais recente vídeo que rodou as redes sociais mostrando uma falsa aplicação de vacina. O caso aconteceu em Praia Grande com uma idosa de 87 anos. Nas imagens, o profissional enfia a agulha no braço da senhora, mas não injeta a dose do imunizante, como já mostramos diversas vezes no Brasil Urgente. A Secretaria Municipal de Saúde investiga.  

"Não vi o vídeo, mas tem que haver uma explicação. De fato não é normal. O entupimento da seringa não acontece, só se for um caso excepcional. Não entendo porque falar que aplicou e não aplicar. É estranho. Pode ter alguma motivação, furar-fila para outros", lamentou Boulos.