Notícias

Covas sobre recuo para fase amarela: "Não há discurso alarmista de novo lockdown"

Datena

O prefeito Bruno Covas (PSDB) disse nesta segunda-feira (30) ao Brasil Urgente que, mesmo com a regressão da capital paulista da fase verde para a fase amarela no Plano São Paulo, "não há espaço para discurso alarmista de novo lockdown" no município.

O plano trata de reabertura da economia durante a pandemia do coronavírus. O recuo, anunciado hoje, um dia depois do segundo turno das eleições municipais, pelo governador João Doria (PSDB), determina horários e taxas de ocupação mais restritos para o funcionamento de comércio e serviços.

Durante o anúncio da tarde, Doria disse que a decisão foi tomada depois de "um claro aumento da instabilidade da pandemia". "Precisamos ter cautela, paciência, resiliência, compreensão e muita orientação principalmente aos mais jovens, para que evitem aglomerações, usem máscaras, lavem as mãos e compreendam que a covid-19 não foi embora", declarou.

"Ele tomou uma decisão, pelo que acompanhei, olhando os dados. Aqui na cidade, como fomos mais cautelosos, praticamente não teremos nada fechando. Aguardamos a fase verde para poder abrir algumas atividades que já estavam liberadas na fase amarela. O que muda agora é apenas a capacidade de funcionamento, de 40%, e o limite de 12 horas. Vamos aguardar a publicação do decreto, mas a princípio não há necessidade de retroceder em nenhuma abertura. Continuam a valer números que mencionei na semana passada", disse Covas.

"Não há espaço para discurso alarmista de novo 'lockdown'. Não foi esse o discurso de hoje. Não vamos fechar nada. Mas também não há espaço para discursos de 'já acabou e vida normal'. A pandemia continua sendo um desafio a ser enfrentado. Vamos seguir as recomendações da vigilância sanitária do município. Foi assim que me pautei e vou continuar me pautando até que a gente tenha uma vacina", completou o prefeito.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FASE AMARELA AQUI:

https://youtu.be/7MJlDgOgzCE