Notícias

Governador: Flexibilização do uso de máscaras não mudou números da covid-19 no RJ

Datena

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse nesta quarta-feira (3) à Rádio Bandeirantes que a flexibilização do uso de máscaras não resultou em aumento de casos de covid-19 no estado. A medida é válida desde a semana passada apenas para ambientes abertos.  

"Aqui tudo foi muito estudado, aguardamos muito os números melhorarem e tomamos uma atitude que considero acertada: manter o uso de máscaras em locais fechados. Tinha essa discussão se liberaria tudo, mas tomamos a decisão de manter o uso em locais fechados e em aglomerações. Considero uma pequena flexibilização, muito longe do que aconteceu em outros países. Continuamos bem rigorosos. Vamos olhando os números semana a semana, duas vezes por dia, até agora ainda não há a menor diferença. Se houver alguma retração, não temos problema nenhum em voltar. É um grande teste para ver se conseguimos avançar com as flexibilizações ou não", afirmou.

Segundo o governador, não há previsão para que o uso de máscaras seja flexibilizado também em ambientes fechados.

“Em ambiente interno vamos continuar. Lembrando que aqui temos um comitê científico estadual e os comitês das prefeituras. Para passar qualquer flexibilização, tem que passar pelo estado e depois pelas prefeituras. Não adianta o governador querer. Para liberar, a cidade também precisa ter mais de 75% do público alvo ou 60% do público geral vacinado com duas doses ou com dose única da vacina. Temos sido bastante rigorosos e nenhum problema em voltar, caso piore”, completou.

Devido à "tendência clara de queda" nos casos de covid-19, Castro confirmou que as festas de Réveillon e Carnaval estão mantidas na capital fluminense.

MAIS DETALHES AQUI: