Notícias

Marcos Pontes prevê vacina nacional contra covid-19 testada em fase 3 em outubro de 2021

Datena

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, disse nesta sexta-feira (18) em entrevista à Rádio Bandeirantes que, até outubro de 2021, espera ter uma vacina nacional contra covid-19 testada em fase 3. Segundo ele, a pasta investiu em 15 protocolos de imunizantes brasileiros, sendo que três deles estão "bem avançados".

"Nós investimos em 15 tipos de vacinas brasileiras. Três delas já estão bem avançadas, entrando agora em fase com pacientes, as fases 1 e 2, com 120 pacientes. São muito boas. Espero que até setembro ou outubro do ano que vem tenhamos uma vacina nacional testada em fase 3 com 20 mil voluntários. Essa é uma notícia muito boa porque temos o domínio da tecnologia nacional e também o controle de como aplicar se houver qualquer variação no vírus", disse Pontes.

"Esse investimento em 15 protocolos de vacinas primeiro nos dá o conhecimento atual no desenvolvimento de vacinas com as melhores tecnologias, com a ciência mais moderna e em tempo recorde. Vacina demorava muito tempo a ser produzida. O segundo ponto é termos vacina nacional com controle de produção, assim a gente consegue ajustar de acordo com eventuais variações do vírus. Sobre essas três vacinas: uma delas é de aplicação de spray nasal, outra é vacina dupla influenza/covid-19 e a outra usa um carreador de nanotecnologia dentro do sistema linfático que tem potencial enorme de ter sucesso", completou.

CONFIRA O TRECHO:

https://twitter.com/DatenaOficial/status/1339952146427633666