Notícias

OPAS enviará 150 milhões de seringas e agulhas ao Brasil a partir de março

Datena

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) iniciou o processo de compra para enviar 150 milhões de seringas e agulhas ao Brasil para serem utilizadas no plano de vacinação contra covid-19. A primeira remessa de 40 milhões deve chegar entre março e abril. A afirmação é de Jarbas Barbosa, vice-diretor da entidade. Segundo ele, essa quantidade irá complementar os materiais que o país produz e os estados já estão adquirindo.

Além das seringas e agulhas, a OPAS, por meio do Covax, distribuirá vacinas ao país também a partir de março. O mecanismo, como já falamos por aqui, é uma iniciativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) para garantir o acesso equitativo aos imunizantes contra covid-19 e pretende disponibilizar ao menos 2 bilhões de doses aos 190 países integrantes até o fim de 2021.

"A questão do acesso à vacina será um debate importante. Se tivéssemos um mecanismo permanente e bem financiado para o acesso global equitativo, teríamos um avanço muito grande. Comparando com outros problemas de saúde, por exemplo: com a AIDS, os países mais pobres começaram a receber medicamentos retrovirais 10 anos depois dos mais ricos; com a influenza, tiveram acesso à vacina 10 a 12 meses depois. Com o Covax, vamos reduzir esse tempo com o coronavírus para 2 ou 3 meses. Em março já enviaremos vacinas a Tanzânia, Haiti, Uganda... Os países mais pobres do mundo, que receberiam essas vacinas sabe-se lá quando", disse nesta sexta-feira (22) à Rádio Bandeirantes.

De acordo com Jarbas, a iniciativa poderia ter sido mais eficiente se os países ricos tivessem começado a fazer doações mais cedo. Os Estados Unidos, por exemplo, não fizeram nenhuma doação durante a gestão de Donald Trump, o que deve mudar no governo de Joe Biden.

"Fica uma reflexão para o futuro. Outras pandemias vão vir e nenhum país se livra sozinho. Para voltar a funcionar a economia global, precisamos controlar a pandemia em todo o mundo (...). Nossa entrega começa em março, e solicitamos que os países mais ricos que aderiram, como Canadá e Reino Unido, voluntariamente abram mão da primeira entrega. Assim aumenta a quantidade para os outros. Estamos nessa negociação. Em duas semanas informaremos a cada país quanto e quando receberão."

Entre os 190 países que aderiram ao Covax, 92 receberão os imunizantes de graça e outros 98 pagarão pelas doses.

Medidas de proteção precisam continuar

O vice-diretor da OPAS mais uma vez ressaltou que, enquanto a maior parte da população não for vacinada com duas doses, as medidas de proteção contra a disseminação do vírus precisam ser intensificadas.

"O objetivo da vacinação não será inicialmente eliminar a transmissão. Vai cobrir apenas profissionais da saúde, outros profissionais na linha de frente, idosos e adultos com doenças crônicas. Para atingir o controle da transmissão, estudos mostram que precisaria vacinar pelo menos 70% da população. Isso vai levar meses. Por isso é importante não baixar a guarda. Precisamos continuar usando máscaras, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações."