Notícias

Santos, São Sebastião, Guarujá: veja quais praias estão liberadas neste feriado

Datena

Passei a semana toda mostrando imagens absurdas no Brasil Urgente e no Manhã Bandeirantes de aglomerações em praias de São Paulo e Rio de Janeiro no último fim de semana. Areias e calçadões lotados, sem distanciamento social, em plena pandemia do coronavírus! Para que isso não se repita neste feriado de 7 de setembro, as prefeituras das cidades do litoral paulista prepararam uma série de medidas junto ao governo do estado. Falei hoje com os prefeitos de Santos, São Sebastião e Guarujá e eles me explicaram em detalhes o que está liberado e o que está proibido em cada uma das praias.

Praias de Santos no feriado

Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, disse que, após a preocupação causada com o final de semana passado, ele, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), organizou uma reunião com todos os representantes da região e apresentou ao governador João Doria uma série de medidas necessárias para que possam ter um controle mais afetivo durante o feriado.

"Na temporada de verão nós temos a Operação Verão. Pleiteamos então uma operação específica também para o feriado. Temos aumento de turistas, precisamos ter aumento de policiais militares, aumento de efetivo para apoiar as guardas municipais. A fiscalização vai obrigar o uso de máscaras e proibir aglomerações. A pandemia não acabou, não voltamos ao normal. Pleiteamos também que se comece a fazer um trabalho nas rodovias com conscientização, comunicação e distribuição de máscaras nos pedágios. E o aceno do governo foi positivo, a proposta foi aceita. Teremos reforço de mais de 400 PMs e operações nas estradas. Isso é importante para que aquelas cenas não se repitam."

"Em Santos temos regras que permitem a utilização das praias apenas para caminhada e atividades físicas individuais. Coletivas não. Barraca, guarda-sol e cadeira não estão permitidos. Sabemos que as pessoas estão em um momento de esgotamento, com a sanidade mental abalada, por isso liberamos essas atividades, para manter a saúde mental. O resto será coibido pela guarda municipal junto com a PM."

Praias de São Sebastião

Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, explicou que ali na região as regras do feriado serão diferentes.

"O turista pode frequentar as praias com cadeira e guarda-sol. Não só para a prática de esportes, isso aconteceu na nossa primeira fase, mas para uso da família também. O que recomendamos é que se evitem aglomerações e festas, com equipamentos sonoros, por exemplo. Os fiscais estarão orientando banhistas e frequentadores. Os visitantes passarão ainda por barreiras nos dois acessos ao município. A guarda civil para os veículos e confere a documentação, e a vigilância confere a temperatura corporal de todos ocupantes, aplica um questionário e faz a orientação. Aplicarão também uma solução desinfetante nos pneus."

"Desde março deste ano, estamos com a população permanente de 150 mil pessoas, sendo que a cidade tem 89 mil. 60 mil pessoas escolheram nossa cidade como home office. A cidade está muito cheia e fomos flexibilizando comércios, hotéis e pousadas, tendo em vista que temos no turismo nossa grande força econômica."

Praias do Guarujá

No Guarujá, as regras para o feriado são similares às de Santos. Será permitido na faixa de areia praticar apenas caminhadas, corridas e atividades físicas sem contato, como beach tênis e futevôlei. Também serão permitidos esportes aquáticos como surfe, caiaque e canoa individual.

"Ficam proibidos então esportes coletivos, cadeira, guarda-sol, tenda, canga, esteira, brinquedos e cooler. Tudo que promova aglomeração de pessoas. Para comer e beber, estarão abertos os bares e restaurantes - todos respeitando as regras de distanciamento do Plano São Paulo", disse Valter Suman, prefeito do Guarujá.

"Implantamos a Operação Independência neste feriado, intensificando as ações preventivas de instrução, educação e conscientização. A pandemia não acabou. Já na entrada da cidade teremos faixas, banners, placas, luminosos. E a faixa de areia terá também patrulhamento da guarda municipal com apoio da Polícia Militar obrigando o uso de máscaras."

De qualquer maneira, vale o que eu sempre digo por aqui: a consciência individual e coletiva é a melhor arma contra a covid-19. Independentemente do que os governos digam, faça sua parte. Se for sair de casa, mantenha o distanciamento social, use a máscara corretamente, lave bem as mãos. Cuide-se! Logo teremos a vacina e sairemos juntos dessa.