Notícias

Secretário do Maranhão cobra testagens em aeroportos contra avanço de cepa indiana

Datena

Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão e presidente do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), disse nesta sexta-feira (21) em entrevista à Rádio Bandeirantes que os aeroportos brasileiros que recebem voos internacionais deveriam testar todos que desembarcam no país como tentativa de impedir o avanço da cepa indiana do coronavírus (chamada de B.1.617) por aqui.

Os primeiros casos dessa variante no Brasil foram confirmados ontem (20) no Maranhão. Os infectados são tripulantes de um navio atracado no litoral do estado. Segundo o secretário, no entanto, é possível que a cepa já esteja circulando em outros estados, já que casos de infecção também foram confirmado na Argentina, país vizinho da região sul.

“É fundamental reforçar a vigilância. Não faz sentido. Um dos nossos pedidos ao Ministério da Saúde é que o controle de fronteiras seja mais rígido. Nós temos testes, o ministério comprou, vamos usar nos aeroportos! Chegou de voo internacional, a pessoa é submetida ao teste e em 15 minutos sai o resultado. Se for positivo, vai para um hotel e fica em quarentena. É o mínimo. Não vejo por que até agora a gente não faz. Permanece equivocado. Talvez a gente já tenha a circulação da cepa. Se continuar frouxo no controle de quem entra e sai, não vamos controlar”, disse.

Atendendo a pedido da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o governo federal proibiu a entrada de estrangeiros em voos com origem na Índia no último dia 14. Além disso, o navio no Maranhão não foi autorizado a atracar.

"Essa variante ganhou atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS) por que, segundo o que sabemos até agora, onde chega ela se torna prevalente, parecida com P1, que já é a cepa prevalente no norte e no nordeste. Ela consegue ser mais transmissível, infectando um número muito grande de pessoas. É fundamental termos mais controle nas fronteiras e nos aeroportos", reforçou.

CONFIRA A ÍNTEGRA: