Notícias

Secretário municipal não confirma número de mortes por covid-19 zerado em São Paulo

Datena

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse nesta terça-feira (9) à Rádio Bandeirantes que a prefeitura não confirma a informação divulgada pelo governo do estado a respeito das mortes por covid-19 zeradas na última segunda (8). De acordo com ele, o critério utilizado pelas duas gestões é diferente e ainda não é possível contabilizar os dados mais recentes desta semana na capital.

"Na semana passada, até sábado registramos um óbito na capital e a média móvel dos 7 dias foi de quatro óbitos. Nada comparável com abril deste ano, quando registramos 247 óbitos em uma semana. O quadro é muito diferente. Mas o critério utilizado pela prefeitura é diferente do critério utilizado pelo governo do estado", disse.

"Na prefeitura usamos a data da ocorrência do óbito. O estado faz a computação usando a data do registro. Por isso, no caso da capital, ainda não temos os dados do domingo e da segunda, devemos ter apenas no início desta tarde. Aí poderemos afirmar o que aconteceu", completou o secretário.

"Pela 1ª vez desde o início da pandemia, hoje não tivemos nenhuma morte por Covid-19 registrada no Estado de SP. Com o avanço da vacinação a vida aos poucos volta ao normal. Viva a ciência, viva a vacina, viva a vida!", escreveu.

O boletim mais recente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) confirmou a informação envolvendo São Paulo e indicou que outros sete estados também não registraram óbitos: Acre, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Roraima e Sergipe.