Notícias

Amapá: Ministro diz que "lição foi aprendida" e pretende rever planejamento energético do país

Datena

O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, disse nesta terça-feira (24) em entrevista à Rádio Bandeirantes que o governo "aprendeu a lição" com os 22 dias de apagão de energia elétrica no Amapá e pretende agora rever todo o planejamento energético do país.

"Temos muitas lições aprendidas. Temos que rever nosso planejamento energético, o planejamento do país, principalmente nos estados que têm características semelhantes ao Amapá. Pretendemos apresentar isso nos primeiros dias de dezembro para que situações como essa não voltem a ocorrer."

O primeiro apagão na região aconteceu no dia 3 de novembro. Na ocasião, 13 das 16 cidades do estado ficaram quatro dias sem energia elétrica, retomada gradualmente, por um sistema de rodízio, no dia 8. Na última terça (17), no entanto, houve mais um apagão total. Hoje, segundo o governo, todo o estado voltou a ter 100% do fornecimento restabelecido definitivamente. A expectativa era que o sistema fosse normalizado no próximo dia 26.

"Tivemos um esforço coletivo grande para que hoje finalmente o Amapá tivesse segurança energética como um estado interligado ao sistema nacional, dando tranquilidade à população", declarou.

"Temos que deixar claro que não foi por ser uma empresa privada o motivo do incidente ou do desligamento de energia no Amapá. O que ocorreu ali está sendo apurado, mas poderia ter ocorrido com uma estatal. O que observamos no setor elétrico e em outros setores é que a maioria das estatais, inclusive muitas já foram privatizadas por isso, estavam sucateadas. O problema é fiscalização, controle e planejamento. É nisso que o Estado tem que cada vez se aprimorar mais. E cobrar das empresas, sejam elas estatais ou privadas, a prestação de serviço ao consumidor. No final, ele que paga a conta e tem que receber o melhor serviço."

ENTREVISTA COMPLETA:

https://youtu.be/S4gDSzdBGh8