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Doria diz que Enel pode ter concessão cassada se não corrigir falhas

Datena

Não é de hoje que discutimos por aqui as falhas cometidas pela Enel, distribuidora de energia elétrica em São Paulo. Diariamente recebo relatos na Rádio Bandeirantes, no Brasil Urgente e nas minhas redes sociais com reclamações dos consumidores em relação a valores abusivos nas contas, falta de comunicação e até cortes de energia sem explicação. Falei sobre isso com o governador João Doria e ele me disse que o governo, através do Procon-SP, está tomando providências para fazê-la corrigir as irregularidades.

“Quem entrou em contato com a Enel para debater as irregularidades foi o Procon-SP, com o diretor Fernando Capez. O governo do estado tem agido através do Procon-SP. É importante que essa empresa, hoje de capital italiano, tenha consciência da observância das determinações do Procon e do respeito aos consumidores. Ela é uma concessionária de serviço público e pode ser multada novamente se não corrigir as suas deficiências. Pode até ter a concessão cortada se não for explicitamente obediente aos princípios.”

“Mas tenho convicção que, por ser uma empresa séria, ela corrigirá imediatamente essas falhas. Esse foi o entendimento que demonstrou ao Procon diante da multa que recebeu. Nossa expectativa é positiva, mas vamos acompanhar.”

“Espero que não tenhamos que seguir multando nem analisando medidas mais definitivas. Espero que cumpram o dever e protejam o direito das pessoas.”  

Reclamações da Enel

Muitos ouvintes e expectadores me procuraram nos últimos meses para reclamar especialmente dos valores abusivos nas contas de energia elétrica. Isso aconteceu por um motivo: em abril, início da pandemia, a distribuidora suspendeu o serviço de leitura presencial do consumo de energia mensal e a cobrança passou a ser baseada na média de consumo dos 12 meses anteriores. Um absurdo! Isso aumentou – e muito – o valor para o povo pagar. No mês passado, ainda bem, anunciaram a retomada gradual da medição.

A Enel já recebeu uma multa de mais de R$ 10 milhões e também assinou um acordo com o Procon-SP prevendo o parcelamento automático (em até 12 vezes) do débito dos consumidores que registraram as mais de 54 mil reclamações.

Espero mesmo que o serviço melhore.

Continuem me contando por aqui como está a situação na casa de vocês!