Notícias

Enchentes em São Paulo: seis carros são arrastados e empilhados; assista

Datena

Hoje acompanhamos no Brasil Urgente o estrago causado na cidade de São Paulo com as enchentes resultantes das fortes chuvas do período da tarde. E uma das imagens que nosso helicóptero flagrou é impressionante: no Imirim, zona norte da capital, ao menos seis carros foram arrastados pela correnteza e ficaram completamente empilhados no meio da rua.

“Essa situação é desesperadora. Por isso eu peço a todos: não subestimem a força da água. Se ela faz isso com automóveis pesados, imagina com uma pessoa?”, disse o capitão André Elias do Corpo dos Bombeiros.

“É muito perigoso. As pessoas não podem se arriscar em enchentes. Não podem tentar atravessar com carro, moto, a pé. Precisa abandonar o veículo em que está e se abrigar em algum local alto, seco e seguro. Além do risco dos alagamentos, existe o risco de ser eletrocutado com fios elétricos soltos.”

Um dos carros empilhados ali pertence ao Paulo, que conversou com nossa reportagem. Ele tinha acabado de pagar a primeira parcela do financiamento. "É um desespero. Não sei o que fazer. Como vou tirar o carro daí? É meu primeiro carro. Estou sem chão. Eu estava no salão de manicure da minha esposa, olhei tudo pela janela. Vi meu carro sendo submerso, depois os outros vindo na água."

Vai continuar chovendo?

Segundo o meteorologista Thomaz Garcia do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), a região norte da cidade foi uma das mais atingidas pelas chuvas e, claro, pelas enchentes.

"As chuvas se afastaram da capital no fim da tarde. Vão perder intensidade. Mas o volume foi grande. Curiosamente tivemos muita chuva na zona norte e nenhuma chuva em alguns bairros da zona leste. As mais fortes foram na Freguesia do Ó com 68 mm, em Pirituba com 51mm e no Tremembé com 53 mm."

ASSISTA: