Notícias

Menino envenenado com marmitas em Itapevi tem sequelas cerebrais; pai tenta transferência

Datena

Lembra aquele caso que revelamos por aqui das marmitas envenenadas em Itapevi? A equipe do Brasil Urgente segue acompanhando a situação. Hoje no programa mostramos que o menino que passou mal em julho após ingerir a comida continua internado no Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra. O pai tenta transferir o garoto a uma unidade especializada para tratar as sequelas cerebrais, mas ainda não conseguiu.

O menino de 11 anos, Fábio Abraão, não fala, não anda e se alimenta por sonda. Segundo o pai, o vendedor Flávio Araújo, ele consegue se comunicar apenas pelos olhos. "Os médicos disseram que esse veneno, chumbinho, é muito perigoso. Afetou o cérebro dele. Esse hospital aqui não tem neuropediatra que cuida disso. Eu queria transferir para outro, como o Cruz Verde. Falaram que é bom, lá atendem crianças como ele", disse.

Procurado por nossa reportagem, Renato Tateyama, chefe de pediatria do hospital, falou mais sobre o quadro do menino. De acordo com ele, Fábio deve receber alta em breve, mas, para isso, a casa da família, atualmente em reforma, precisa ter condições de recebê-lo.

"Ele chegou muito mal, não sabemos quanto tempo ficou em parada antes da animação no Pronto Socorro. Faltou oxigênio na cabeça. Teoricamente, agora está estável, na programação de receber alta. Mas, se a família não tem condições de receber em casa, não damos alta. Estamos conversando com a Secretaria de Saúde de Itapevi há muito tempo, eles se propuseram a ajudar na reabilitação."

Relembre o caso das marmitas envenenadas

As marmitas em questão foram doadas por integrantes de uma igreja evangélica, no dia 21 de julho, a algumas pessoas que dormiam em um posto de combustíveis abandonado em Itapevi.

Duas delas foram consumidas por Vagner Aparecido Gouveia de Oliveira e José Luiz de Araújo Conceição, mortos por intoxicação na mesma madrugada. Outras três foram entregues a Flávio, sendo que a namorada dele, uma jovem de 17 anos, e o filho passaram mal logo depois que comeram. Ela foi hospitalizada e já recebeu alta. Por sorte, o vendedor não comeu tudo e acabou se livrando.

Seguiremos acompanhando por aqui a situação do Fabinho.