Notícias

Nós matamos os rios de São Paulo

Datena

Chegou novamente aquela época em que começamos a ter imagens de verdadeiras casas flutuantes nos rios. O sofá passa primeiro, depois o fogão, umas cadeiras e uma mesa. Está formada a cozinha e logo a sala vai se completando também.

É muito lixo que jogamos nos rios de São Paulo e há muito tempo eu não vejo o poder público agir. Nem o governo do estado nem o governo municipal. Não vejo obra nenhuma ali, nem para desassoreamento. O rio recebe tanto lixo que ele vai ficando cada vez mais raso.

Parte dos sedimentos descem e vão parar na barragem de Santana de Parnaíba. Uma região linda, mas degradada por causa da poluição. Nós matamos o rio Tietê! E também matamos o rio Pinheiros. Olha quanto lixo tem aí!

Mais para frente, o Tietê é piscoso e navegável – por incrível que pareça. Piscoso é rio que dá peixe. Você vai para a região de Barra Bonita e tem transporte de balsa e até de pequenos navios. Quem mexia com isso era meu grande amigo e jornalista Carlos Nascimento, que tinha um transporte fluvial.

Então, por favor, não jogue lixo dentro dos nossos rios porque acaba piorando e dificultando a situação. O governo não faz nada e, se não ajudarmos, fica pior ainda. Tem muita empresa também que não faz a coleta de lixo como se deve fazer, mas vocês viram, né? Jogaram um sofá inteiro dentro do Tietê. Aí fica ruim!