Notícias

Presidente do INSS: "Não é verdade" que agências não têm condições de reabrir

Datena

Agência do INSS
Agência do INSS

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) negou nesta terça-feira em entrevista na Rádio Bandeirantes que as agências não tenham condições sanitárias de reabertura. Esse foi o argumento usado pela Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANPM) ao anunciar que os médicos não voltariam a fazer atendimentos presenciais. As agências, fechadas desde março, deveriam reabrir nesta segunda, mas muitas continuaram com as portas fechadas e os serviços suspensos.

"Isso não é verdade. Hoje faremos novas inspeções e vamos demonstrar que não é fato. Tivemos outras situações. Em alguns casos faltava algum item do protocolo e, faltando um, a agência não abre. Em outros casos, houve algum detalhe pequeno que sanamos entre quinta-feira e domingo, permitindo às agências serem abertas. Em outros, houve problemas de informação da perícia, mas não havia nada errado. É o caso dos EPIs [equipamentos de proteção individual]. Por exemplo, as agências da Vila Mariana e de Pinheiros, em São Paulo, estão com tudo perfeito, todos os EPIs em dia, mas no laudo consta como se estivessem vencidos. Houve um equívoco em grande parte dos casos de inspeção."

"Em relação aos médicos, não posso falar por eles. O que posso dizer é que o INSS está pronto para atender os serviços presenciais, inclusive a perícia."

O INSS suspendeu o atendimento ainda no início da pandemia do coronavírus, mas continuou realizando alguns serviços remotamente através do telefone e do aplicativo, como solicitação de aposentadoria, pensão e salário-maternidade.

"Outros serviços têm que ser presenciais, como perícia médica e avaliação social para receber BPC. Tínhamos uma necessidade grande de reabrir com responsabilidade e trabalhamos duro desde o dia em que fechamos para essa reabertura. Compramos EPIs, treinamos nossos servidores, renovamos os contratos de ar-condicionado, procuramos ajustar problemas de infraestrutura históricos. Tudo para reabrir de acordo com um protocolo de segurança sanitária que está entre os mais rígidos. A preparação foi feita de forma muito cuidadosa, mas tivemos esses problemas e a perícia médica não pode retornar."

Aplicativo do INSS não funciona?

Alguns ouvintes que entraram em contato com a Rádio Bandeirantes avisaram que o aplicativo do INSS costuma apresentar falhas. Segundo Rolim, em alguns momentos ocorrem intermitências, mas isso "não é a regra".

"O aplicativo funciona. Se a pessoa não conseguiu acessar, tem a opção de ligar no 135 e ser atendida da mesma forma. Em função da reabertura, houve uma procura maior e o tempo de atendimento ficou maior. O normal não é isso. Mas nos próximos dias faremos uma nova licitação para criar uma nova central. No 135 hoje temos três centrais e vamos criar a quarta para aumentar em 30% a capacidade de atendimento e reduzir o tempo."