Notícias

Voltei da covid-19 para "cumprir missão" nas Olimpíadas, diz Branco

Datena

O tetracampeão do mundo Branco, atual coordenador da base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), acredita que se recuperou da covid-19 para "cumprir uma missão" nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele acompanha, direto do Japão, a delegação da seleção masculina, que disputa a final contra a Espanha no próximo sábado (7).

Contaminado com o coronavírus, o ex-jogador passou duas semanas internado em março deste ano. Na UTI, chegou a ser sedado e passou a respirar com ajuda de aparelhos de ventilação mecânica. Embora o quadro fosse considerado delicado devido a sobrepeso e comorbidades, conseguiu se recuperar e recebeu alta em abril.

"Eu fico muito emocionado. Tive essa crise da covid-19, como muitos tiveram e não voltaram. Mas eu voltei. Falei no vestiário que o 'veinho' me deixou um pouco mais aqui embaixo porque eu tinha outros objetivos para cumprir. Talvez esse, no sábado, seja um deles. É a primeira e única Olimpíada da minha vida, já chegamos na final e vamos para o ouro", disse em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Em relação ao desempenho da seleção masculina nesse ciclo olímpico, Branco destacou principalmente o trabalho duas figuras: o técnico André Jardine e o capitão Daniel Alves.

"Com meu conhecimento nesses anos todos, aprendi muito sobre gestão de grupo e vestiário. O cara que tem uma boa gestão já tem 50% de sucesso. Esse é um dos maiores méritos que um técnico pode ter", disse.

"Se você analisar no Brasil, há jogos no final de semana e no meio da semana. Não tem muito tempo para treinar. [O treinador] tem que recuperar os jogadores e administrar. O André foi contratado porque eu tinha na minha cabeça que Brasil sempre foi país que comandou jogo. Ultimamente não vinha fazendo isso. Ele é um animal para treinar. Trabalha, trabalha. E coloca o time para jogar, propõe, busca ataque com cuidados defensivos. É só vê-los jogando", completou Branco.

"E Daniel é um grande comandante. Eu que fiz o convite para ele vir ser o nosso capitão, pedi pessoalmente para ele nos ajudar. Ele aceitou na hora e disse 'vou até a morte com você'."

CONFIRA A ÍNTEGRA: