Notícias

O dia em que Silvio Luiz disse que minha narração era uma m****

Datena

Esse privilégio é para poucos! Hoje eu tive a honra de receber Silvio Luiz, um dos maiores narradores da história da televisão brasileira, para o Papo com Datena, live que faço toda quinta-feira no meu canal do YouTube. E não faltou conversa! Lembramos inclusive de um fato para lá de curioso.

Aconteceu lá atrás, no começo da minha carreira. Eu narrava vários esportes, menos futebol. Fazia corrida de moto, de cavalo, vôlei, basquete. A maioria de madrugada, aqueles que ninguém queria narrar. Até que estreei como locutor de futebol. Silvio, que já era meu camarada, não me falou nada. Um tempo depois, perguntei o que ele tinha achado. Sabe qual foi a resposta? "Uma m****! É muito melhor ser um bom sargento que um general de m****. Fica na sua como repórter". Foi a opinião mais sincera que já ouvi na minha vida!

"Falei com sinceridade mesmo! Agora, daquele que eu falei que era uma m**** até esses últimos que você fez... p****! Entendeu? Vendo a gente aprende", disse durante a conversa, fazendo referência às recentes partidas do Campeonato Italiano e Alemão que transmiti na tela da Band. Que honra, hein?

Olho no lance!

Não é novidade nenhuma que Silvio Luiz é o homem dos bordões. Vai dizer que você não se lembra de ouvir um "olho no lance" ou um "pelo amor dos meus filhinhos"? Isso sem falar nos "entortou a bigorna", "sujou o avental", "desandou a maionese", "derramou o feijão", "balançou o capim", "pelas barbas do profeta"...

Isso nos fez lembrar de outra história. Quando trabalhávamos juntos com futebol, ele me ligou e falou que não iria mais gritar "gol". Eu pensei que estava louco, mas ele confirmou e disse que já tinha até outras alternativas. Uma delas era o "foi foi foi foi...". Aí ele mandou: "vou fazer para você, veja se gosta". E narrou pra mim. Me lembro como se fosse hoje! "Fulano chutou, foi foi foi eleeeee". Ficou maravilhoso!

"Ué! Para quem está vendo televisão, eu não preciso dizer que foi gol. O cara está vendo, pô! Entendeu? Nunca gritei gol. Sempre falei 'ééééé'. E quanto mais esticava o 'é', mais tempo eu tinha para procurar que jogador tinha feito o gol. Quando a câmera encontrava o cara, eu falava 'olha ele aí'. Era um recurso!"

Aos 86 anos, ele integra o grupo de risco da covid-19 e está de quarentena em sua casa ainda com contrato assinado com a RedeTV!. E, enquanto a pandemia estiver por aí, não pretende quebrar esse isolamento, não.

QUER MAIS? ENTREVISTA COMPLETA AQUI: