Notícias

Roberto Carlos se diz contra volta do público a estádios brasileiros: "30% em um Maracanã é muito"

Datena

Vocês que me acompanham sabem que eu sou um grande fã de futebol, né? Imagina a minha alegria então em conversar com um dos maiores gênios da história, o ex-lateral esquerdo da seleção brasileira Roberto Carlos! O papo aconteceu hoje na Rádio Bandeirantes e rendeu: falamos sobre os planos de contratação do Real Madrid e os rumores envolvendo Mbappé e Neymar, a condição de saúde de sua avó que contraiu covid-19, a polêmica envolvendo o atacante Bale e a reabertura dos estádios durante a pandemia.

Roberto Carlos vive em Madri desde 1996 e atualmente atua como diretor do Real. Na Europa, entre as cinco principais ligas, a Alemanha e a França já aprovaram planos de retorno do público aos estádios. Itália, Inglaterra e Espanha têm os projetos prontos para o início de outubro e aguardam aprovação. Mesmo assim, para ele, o Brasil não deveria seguir esses passos.

"Não é porque a França abriu e a Alemanha abriu que o Brasil tem que abrir também. Outra coisa, se eles abriram para 20%, tenta abrir menos, 10% ou 15%. Vai pouco a pouco. Acho que 30% é muito, ainda mais no Brasil onde as pessoas vão querer se abraçar, comemorar gols juntas. Não temos essa disciplina, vamos nos juntar! Aí vai ter que parar tudo de novo. Ainda vai ter uma reunião da CBF com os clubes. Quem sou eu! Mas vejo o que está acontecido aqui e acho que 30% para um Maracanã ou Morumbi é muita gente."

"Faz falta para o jogador ter a torcida nos campos. Eu vou em todos os jogos do Real e é estranho demais entrar em um Santiago Bernabéu, estádio em que cabem 80 mil pessoas, e não ter público. A única vantagem é não ter torcedor te xingando. De resto é triste", brincou.

Roberto Carlos também contou um pouco do susto que sua família passou com sua avó, Gismalia dos Santos Silva, que contraiu covid-19 aos 100 anos de idade e conseguiu se recuperar. "Ela se recuperou, mas está na cama, triste, não consegue dormir. É complicado", disse. "Vamos ver se a vacina sai logo. Se ela ajuda a recuperar a autoestima do ser humano. Está tudo muito estranho."

Roberto Carlos: Mbappé e Neymar no Real?

O diretor do Real ainda falou sobre rumores de contratações envolvendo o clube que vem sendo noticiados na imprensa internacional, especialmente em relação a Mbappé e Neymar, dupla de atacantes do Paris Saint-Germain.

"Os jogadores sabem da nossa história e da nossa estrutura. Estamos tentando o Mbappé. O problema é que o presidente do PSG [Nasser Al-Khelaifi] virou para mim e me perguntou: 'você é meu amigo ou meu inimigo?' O Real tem o sonho de trazer ele e o Neymar. Se dependesse de mim, estavam aqui há 3 anos. Mas depois dessa pergunta do presidente, tranquilizamos um pouco (risos)."

Entre uma pergunta e outra, relembramos algumas histórias das arquibancadas e dos bastidores do esporte na minha época de repórter de campo.

A ÍNTEGRA ESTÁ AQUI: