Notícias

Caiado afirma que "charlatanismo" de Doria "precisa ser desmascarado"

Datena

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), criticou mais uma vez nesta quarta-feira (9) em entrevista à Rádio Bandeirantes o plano de vacinação anunciado durante a semana pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Caiado disse que Doria faz "politicagem" em um momento em que toda a população está ansiosa e afirmou que "é crime" "usar a medicina e a saúde pública como ferramenta demagógica, populista e politiqueira". "Essa irresponsabilidade precisa ser desmascarada", atacou.

Doria anunciou na segunda (7) que a vacinação contra a covid-19 começará no estado (com a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan) no dia 25 de janeiro, data em que se comemora o aniversário da capital. Na terça (8), os governadores se reuniram em Brasília com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para debater o calendário de vacinação no país e criticaram a postura do colega.

"Quando Doria diz que começará o plano no dia 25, isso é de uma irresponsabilidade, de uma mesquinhez. Em vez de privilegiar a ciência, a saúde, com um gesto responsável, ele passa a falar em uma vacina que não tem certificação para ser aplicada nem na China nem em nenhum outro lugar! Qualquer vacina que amanhã tenha certificação, o governo poderá adquirir. Seja Oxford, CoronaVac, Sputnik V, qual for", disse Caiado.

"O que estamos assistindo em São Paulo é de uma irresponsabilidade ímpar. Pior: aqui em Goiás já tem prefeito envolvido em vários escândalos dizendo que levará um grupo de prefeitos até São Paulo para fazer aderência ao plano do Doria! Estão brincando com coisa séria. Isso aí é usar a boa-fé das pessoas. Usar a medicina e a saúde pública como ferramenta demagógica, populista e politiqueira da mais baixa que já vi na vida. Vacinação tem que ser política nacional. Toda vacina produzida com certificação não será distribuída por nenhum estado, mas 100% repassada ao Ministério da Saúde para que ele repasse em seguida."

Caiado disse ainda que o anúncio de Doria é um "desrespeito" ao trabalho de todos os outros governadores do país.

"O mínimo que se espera é que ele tenha responsabilidade e respeito aos colegas governadores. Esse plano quer dizer que apenas ele foi competente e responsável na pandemia? É um desrespeito a todos nós. Sou médico, acompanho a situação diariamente, não posso admitir isso. Você acha correto? Digno? É um charlatanismo do pior que tem. Que piada é essa? Uma indignação completa. Precisamos desmascarar quem acha que pode usar da boa-fé, enganar e iludir no que todas as pessoas estão ansiosas", disse. "Vacinação é prerrogativa do ministério. Ele [Doria] só pensa em eleição. Usar isso politicamente é um crime."

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA: