Notícias

Prefeito de Santos critica medidas do Plano SP para o Réveillon: "Não tem sentido"

Datena

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), criticou nesta terça-feira (29) em entrevista à Rádio Bandeirantes as medidas determinadas para o Réveillon pelo Plano São Paulo. Segundo ele, as diretrizes estabelecidas pela equipe do governador João Doria (PSDB) "não fazem sentido", pois não levam em consideração os números locais da covid-19.

Barbosa também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

"Desde o início da pandemia, respeitamos as posições do governo federal e estadual, mas decidimos o que é melhor para as pessoas. Nosso compromisso é com a população de Santos. No nosso entendimento, as medidas do Plano São Paulo geram distorções. O plano tratou de forma igual os desiguais. Nenhuma região recebe tantos turistas como a Baixada nessa época do ano. Todos sabemos disso. Quando as medidas foram anunciadas, muitas pessoas já estavam aqui. Foi tudo anunciado em cima da hora. Na administração pública, quando tomamos medidas que envolvem a vida das pessoas, é preciso ter previsibilidade, planejamento, organização", disse.

No dia 22 de dezembro, a equipe de Doria anunciou que todo o estado retrocederia à fase vermelha nos dias 25, 26 e 27, voltaria à amarela nos dias 28, 29, 30 e 31 e retornaria à vermelha em 1º, 2 e 3.

"O plano retrocedeu para a fase vermelha no Natal, na segunda-feira voltou para a amarela, justamente no pior período, que é o Réveillon, vai afrouxar, e depois voltar para a vermelha! Não tem sentido. No nosso ponto de vista, isso inclusive geraria mais aglomeração. Sabendo que os serviços ficariam interrompidos por 72 horas, ocorreria uma corrida aos serviços para garantir o consumo. O que determina a fase são os números de mortos, casos e internações. A Baixada Santista não está na fase vermelha em nenhum indicador. Não teria sentido, por uma estratégia equivocada do plano, sem base na realidade, promover esse retrocesso e trazer um prejuízo ainda maior às pessoas, contribuindo inclusive para a disseminação da doença."

Em Santos, os acessos às praias serão totalmente bloqueados entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Além disso, haverá barreiras sanitárias nas entradas do município para evitar a entrada de ônibus e vans de turismo.

Outras cidades do litoral seguirão outras normas. Nesta segunda (28), as prefeituras de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba anunciaram que devem permanecer na fase amarela, liberando o comércio e as praias no Réveillon.

"O caminho mais fácil é liberar e depois jogar a responsabilidade na população. Mas queremos evitar que as pessoas venham. Já perdemos mais de 200 mil vidas. Os profissionais de saúde estão se desdobrando. Não seria coerente ter um final de ano como qualquer outro. Em respeito às famílias e aos profissionais precisamos tomar medidas objetivas (...). As aglomerações de final de ano vão gerar resultados catastróficos se nada for feito", finalizou o prefeito.

ENTREVISTA COMPLETA AQUI: