Notícias

Acidente em Guaratuba: prefeito elogia condições da rodovia e levanta hipótese de falha mecânica

Datena

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), disse nesta segunda-feira (25) à Rádio Bandeirantes que o trecho da BR-376, rodovia do litoral do Paraná onde ocorreu o tombamento de um ônibus de turismo durante a manhã, já é conhecida por ter trechos perigosos com altos índices de colisões e acidentes. Segundo ele, porém, a concessionária local tem investido em uma série de medidas para aumentar a segurança, motivo pelo qual acredita que a ocorrência pode ter sido causada por falha mecânica ou humana.

O ônibus tombou quando descia a Serra do Mar em direção a Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O veículo, com dois motoristas e 54 passageiros, saiu do estado do Pará. Ainda não se sabe se ele estava em situação regular. O acidente deixou ao menos 19 mortos e diversos feridos graves.

"O lugar é conhecido. Sempre teve acidente. É um trecho perigoso. Mas a concessionária investiu muito em segurança nos últimos anos. Hoje está cheio de radares eletrônicos, lombadas eletrônicas, áreas de escape para veículos que ficam sem freios, iluminação de LED. Tudo por conta do risco da descida da serra. Não tenho informações oficiais, mas pode, sim, ser um caso de falha mecânica ou imperícia do motorista. Sabemos que o ônibus vinha do norte do país. Qualquer hipótese de cansaço também pode ser aventada. Agora a prioridade é o socorro das vítimas. Depois a investigação vai nos dizer", disse o prefeito.

De acordo com Justus, as condições climáticas na região de Guaratuba, como presença de neblina e as fortes chuvas dos últimos dias, fazem com que a atenção dos motoristas no trecho devam ser redobradas.

"Com a pandemia, o número de turistas é menor, mas mesmo assim não temos infraestrutura para atender um aumento tão grande [durante a temporada de verão]. Por isso, sempre que chega novembro e dezembro, o governo do estado implanta no litoral a Operação Verão Maior, batizada de Verão Consciente neste ano. Ela envolve equipes de todas as secretarias do estado. Hoje temos um reforço grande da Polícia Militar, de equipes de segurança e de saúde. Elas estão atendendo essa ocorrência trágica. De certa forma é um apoio muito importante. Temos dois helicópteros, ambulâncias, equipes médicas. Ficamos mais seguros no atendimento", completou o prefeito.

Voltamos em breve com mais informações.