Notícias

Bahia prepara compra de ultrafreezers para eventual uso de vacina da Pfizer

Datena

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), confirmou nesta segunda-feira (7) em entrevista à Rádio Bandeirantes que o estado se prepara para a compra de 100 ultrafreezers que funcionam a -100°C e poderiam armazenar vacinas contra covid-19 que precisam ser conservadas a temperaturas mais baixas, como as desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech e pela Moderna.

"Ainda não fizemos a aquisição final, mas uma licitação chamada registro de preço. É como uma reserva de compra. Vamos fazer o registro de preço de 100 refrigeradores que funcionam abaixo de 100°C para que não haja impedimento logístico para iniciarmos a vacinação. Duas vacinas, da Pfizer e da Moderna, usam essa tecnologia e hoje não há condição logística. Estamos nos preparando para caso haja uma homologação da Anvisa", disse o governador da Bahia.

"É importante o país se preparar. É preciso garantir insumos. Seringas também, por exemplo. O Brasil precisa ter essa preparação logística. Já deveríamos estar tendo reuniões do Ministério da Saúde com os secretários estaduais para essa preparação. Precisamos garantir a urgência para que, assim que a vacina estiver disponível, a gente inicie a imunização da população imediatamente", completou.

Segundo o governador, a Bahia registrou nas últimas semanas uma preocupante retomada na contaminação pelo coronavírus. Após atingir cerca de 20 mortes diárias pela covid-19, o estado voltou a ter 30 óbitos no último fim de semana, sendo 22 apenas na capital Salvador.  

"É inacreditável que neste momento o Brasil ainda tenha debate ideológico sobre vacina. Vacina e remédio deveriam ser exclusividade de cientistas e médicos. Aos políticos cabe apenas tomar decisões sobre o momento adequado para garantir agilidade no acesso da população. O que nos interessa é segurança, eficácia e preço em que a vacina será comercializada. O debate partidário tem atrasado e dificultado o enfrentamento da covid-19. Por isso, na Bahia, fazemos contato com Pfizer, Moderna, Sputnik V, todo mundo."

Uso emergencial da vacina da Pfizer

O coordenador de pesquisa da Pfizer em São Paulo, Cristiano Zerbini, já declarou aqui no blog que a farmacêutica pode pedir à Anvisa uma autorização para uso emergencial de sua vacina contra covid-19 no Brasil, seguindo os passos do que ocorreu no Reino Unido.

"A gente está tendo um sucesso muito grande ao redor do mundo. Muitos dos acordos que vemos entre a indústria, o Ministério da Saúde e a Anvisa são delicados e discretos. Mas posso dizer, com as conversas que tenho com a Pfizer, que ela realmente está interessada no uso emergencial", disse.

O próprio presidente da agência, Antônio Barra Torres, confirmou a informação. "Por enquanto ainda não houve nenhum pedido. Eu soube pela imprensa que a Pfizer teria manifestado vontade. Não será nenhuma surpresa se recebermos um pedido de submissão de documentos para analisar essa possibilidade. Pode acontecer a qualquer momento."

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.