Notícias

David Uip: risco de vacina é milhões de vezes menor que risco de um vírus mortal

Datena

O infectologista David Uip disse nesta quinta-feira (17) em entrevista à Rádio Bandeirantes que a reação grave que uma mulher desenvolveu após tomar a vacina da Pfizer contra covid-19 nos Estados Unidos não deve ser motivo de pânico. O caso foi notificado pelo jornal norte-americano The New York Times. Segundo a publicação, uma profissional de saúde de meia idade foi vacinada ontem no Alasca e 10 minutos depois teve uma reação anafilática.

"Toda vacina tem efeito adverso. Não existe risco zero. Mas o risco de tomar é milhões de vezes menor que o risco de ficar exposto a um vírus que pode ser mortal. A indicação da vacina é formal. Todos os brasileiros devem tomar, seja ela qual for. Butantan, Oxford, Janssen, Pfizer. Temos que imunizar o maior número de pessoas, por elas e pela sociedade. Vacinando, a gente protege o indivíduo, a família e a sociedade. Assim se acaba com uma epidemia", disse David Uip.

"Para mim, vacina é direito do cidadão e dever do Estado. Não consigo conceber que hoje alguém não queira tomar. Os efeitos adversos já conhecemos pelas fases 1 e 2. Não há novidades. Um ou outro caso, sim, como aconteceu com todas as vacinas que foram desenvolvidas até hoje."

David Uip coordenou o Centro de Contingenciamento do Coronavírus em São Paulo no início da pandemia. De acordo com ele, o momento atual é tão preocupante quanto aquele inicial.

"Esse momento é muito preocupante, pois é diferente da primeira fase, em que as pessoas estavam preocupadas e se isolaram, compulsivamente ou não. Agora, muitos acham que a pandemia que acabou. Eu entendo, as pessoas cansaram, mas o vírus não cansou. Estamos vemos um aumento no número de casos, e as festas continuam, os casamentos continuam. As pessoas não estão entendendo. O Estado tem responsabilidade, claro, mas a população também tem. As pessoas precisam se preocupar. Por exemplo, há anos, as festas de Natal da família são na minha casa. Esse ano não vai ter nada. Não posso colocar minha mãe, minha sogra em risco. Não é possível. Temos que ter consciência."

ENTREVISTA COMPLETA AQUI:

https://youtu.be/47oT8OnTNpw